Buscar

Programa Parcerias Municipais, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, retoma suas atividades


Representantes municipais devem atualizar informações na plataforma até 25 de Setembro



A Secretária de Desenvolvimento Regional (SDR) realizou na tarde desta quarta-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes, reunião de retomada das atividades do Programa Parcerias Municipais. Liderado pelo Secretário Marco Vinholi, o encontro contou com a participação do Coordenador do Parcerias Municipais, Renan Bastianon; da Chefe de Gabinete, Juliana Ogawa, e do Diretor Técnico da SDR, Fernando Montoro, além da equipe técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), constituída por Andrea Calabi, Gláucio Neves e Rosane Ribeiro.

Criado em 2019, o Parcerias Municipais é um trabalho de cooperação entre o Estado e os Municípios paulistas para melhorar a execução das políticas públicas em cada cidade, sempre respeitando suas peculiaridades, seus desafios e vocações.

O objetivo é investir no desenvolvimento regional para aumentar a competividade dos municípios, melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e reduzir desigualdades regionais.

Ao todo, 563 municípios fizeram a adesão ao Programa, que conta com mais de 8 mil ações para melhorar indicadores em Saúde, Educação e Segurança Pública.


Parcerias Municipais e a Pandemia de Covid-19

Durante a pandemia, o Programa fez uma pausa em suas atividades para utilizar a plataforma de compartilhamento com os municípios e seus gestores experiências e boas ações realizadas ao redor do mundo. Desta forma, o Estado pode levar informações importantes que ajudaram os gestores municipais em suas tomadas de decisão.

“Com a estabilização da pandemia no estado, o Parcerias Municipais retoma suas atividades, com a missão de melhor apreender o atual cenário das ações realizadas até aqui e articular boas práticas em face dos desafios da iniciativa no período pós-pandemia”, afirmou o secretário Marco Vinholi.


Na reunião ficou acertado que os representantes municipais têm até o dia 25 de setembro para atualizarem as informações dos planos de ação dos respectivos municípios na plataforma oficial do Programa.


Todas as informações do Programa Parcerias Municipais, como práticas inspiradoras, metas, desafios e dados podem ser obtidos em https://www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/.


Confira ainda o vídeo Institucional do Programa Parcerias Municipais https://bity.live/DKKKL6

Atenciosamente,