Buscar

Reuniões para apresentação do Parcerias 2021 encerram com a participação de 481 municípios




Nesta terça-feira, 9/2, foi realizada por videoconferência a última reunião para apresentação do segundo ciclo do Programa Parcerias Municipais, que será realizado ao longo de 2021. Foram 13 reuniões que contaram com a participação de 481 municípios das 16 regiões administrativas do Estado de São Paulo.


Nesses encontros, que participaram prefeitos, secretários e representantes municipais, o coordenador do Parcerias, Renan Bastianon, e a gerente de projetos da Fipe, Rosane Ribeiro, apresentaram o cronograma e o escopo do programa para este ciclo, que passa a contar com um novo desafio a ser enfrentado, além dos sete já propostos em 2020. O novo desafio propõe mitigar os impactos da pandemia: na pobreza e na geração de emprego e renda.


“Incluir um desafio que trate dos impactos causados pela pandemia foi mandatório, uma vez que todos os municípios têm que lidar com essa questão que permeia todas as áreas”, explica Bastianon. Para ele, a participação dos municípios foi um ponto positivo. “Estamos animados com o número de municípios comprometidos em unir esforços ao estado para enfrentar os desafios e reduzir as desigualdades entre as cidades. Esperamos para os próximos dias, novas adesões de municípios que não conseguiram participar das reuniões”.


Rosane explica que essas reuniões são importantes para que os prefeitos conheçam de perto as possibilidades que o programa oferece e possam designar um representante dedicado a desenvolver as atividades propostas. “A participação efetiva do representante do município é um fator primordial para o sucesso nas ações do programa, pois ele será o canal direto com o estado, por isso é importante que mantenha seu cadastro atualizado.”


A próxima etapa é a conclusão das oficinas com a participação de especialistas para tratar dos portfólios de iniciativas para cada um dos desafios. Esses portfólios serão disponibilizados aos municípios para auxiliar na elaboração dos Planos de Ação que deverão ser implementados em 2021, no âmbito do Programa Parcerias Municipais. A fase para elaboração desses planos inicia em 8/3.