Buscar

SDR se reúne com Comunitas para viabilizar investimentos aos municípios por meio do Parcerias

Nesta quarta-feira, 25/3, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi participou de reunião virtual com Regina Esteves, presidente da Comunitas, uma organização da sociedade civil que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país. Participaram da reunião Thiago Milani, diretor de projetos da Comunitas, Renan Bastianon, coordenador do Parcerias Municipais, Gláucio Neves, da Macroplan e Rosane Ribeiro, da Fipe, que oferece suporte técnico ao programa.


O intuito do encontro foi apresentar o programa Parcerias Municipais e encontrar caminhos de cooperação para apoiar os municípios paulistas por meio de investimentos privados. A Comunitas já tem trabalhado em conjunto ao Governo de São Paulo e à iniciativa privada para coordenar campanhas de arrecadação de fundos para combater os impactos da pandemia do coronavírus. Por meio da organização, já foram arrecadados mais de R$ 200 milhões de reais que foram reinvestidos em ações como viabilização da nova fábrica de vacina, bem como a compra de equipamentos da saúde.


Após a apresentação do programa que tem o objetivo de unir esforços do estado aos municípios para reduzir as desigualdades e melhorar os índices de desenvolvimento humano nas áreas de educação, saúde e segurança, a presidente da Comunitas se disse surpresa ao constatar a extensão do Programa. Para ela, a proposta do Parcerias Municipais tem sintonia com as diretrizes da instituição, que busca viabilizar investimentos em projetos que não sejam pontuais, mas ofereçam resultados sustentáveis e replicáveis. “Estamos em um momento difícil e temos que contribuir para combater a pandemia, mas nossa missão é levar aos cidadãos soluções que tragam benefícios perenes. Estou impressionada com a qualidade e extensão do escopo do Programa. É uma ferramenta poderosa para formar e apoiar gestores públicos, que é uma grande dificuldade”, comentou.


“O Programa Parcerias é um dos eixos centrais do governo de São Paulo e propõe uma forma de gestão com distribuição de recursos e apoio aos municípios baseada em critérios técnicos. A expertise da Comunitas em aproximar a iniciativa privada para investimentos no desenvolvimento social vem ao encontro dos objetivos do Parcerias”, comentou o secretário Marco Vinholi.


Para dar continuidade nesse processo de aproximação, uma nova reunião de trabalho está agendada para o dia 30/3.