Buscar

Secretário Marco Vinholi lança livro sobre o novo municipalismo

O Programa Parcerias Municipais é tema tratado no livro. O lançamento é nesta quinta-feira, 2/12.



Ao lado de nove coautores, o secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi lança o livro “O novo municipalismo”, uma forma de governar que, como o próprio autor diz, não é nova já que teve sua ideia lançada há 40 anos pelo ex-governador de São Paulo Franco Montoro, mas que se apresenta como essencial nos dias de hoje.


O livro traz pontos de vista a cerca desse tipo de gestão que está baseado na autonomia concedida aos gestores municipais como forma de alavancar o desenvolvimento regional e que está na contramão da centralização e do simples repasse de verbas por parte dos governos estaduais e federal. “Municipalismo é um conjunto de políticas públicas de apoio aos municípios, que avança e se organiza a partir da descentraliza­ção e da participação da sociedade nas ações do estado. E que se articula por meio da modernização tecnológica empreendida pela atual gestão pública no estado”, diz o autor no capítulo de apresentação do livro.


Essas ideias são compartilhadas com Vinholi, que também coordena a obra, por Andrea Calabi, Barjas Negri, Fernando Montoro, Fred Guidoni, Gláucio Neves, Marcos Campagnone, Renan Bastianon, Rosane Ribeiro e Sebastião Misiara.


Ao Parcerias Municipais foi dedicado um capítulo em que os autores Andrea Calabi, Gláucio Neves, Renan Bastianon e Rosane Ribeiro, responsáveis pela concepção e implementação do programa, apresentam a estrutura, o funcionamento e os resultados obtidos desde seu lançamento em 2019.


A noite de autógrafos será nesta quinta-feira, 2/12, a partir das 18h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.