Buscar

Um compromisso por São Paulo



Todo ano que se inicia traz com ele um sentimento de esperança e de ânimo para fazer mais e melhor. Nos sentimos mais preparados, afinal vivemos mais 365 dias e aprendemos mais. E olha que 2020 foi um ano daqueles, desafiador, que muito nos ensinou sobre perseverança, superação e união.


Apesar da pandemia que afetou a todos, apesar dos desmandos que enfrentamos que não podemos e não devemos ignorar, cumprimos nossos compromissos e quero aqui registrar mais uma vez meu reconhecimento e agradecer aos municípios paulistas que aceitaram nosso chamado e participaram do Programa Parcerias Municipais em 2020. Foram 563 cidades que aderiram ao programa, 440 que elaboraram 8.826 planos e realizaram 18.808 ações. Premiamos 21 municípios que se destacaram na execução de seus planos e fizeram a diferença na vida de seus cidadãos e reconhecemos formalmente três municípios pelas admiráveis ações para enfrentamento da Covid-19. Um grande feito para um ano tão conturbado.


Em 2021, com energia e esperança renovadas especialmente pela chegada da vacina, queremos mais! Com o apoio de todos os prefeitos paulistas, podemos tornar realidade o propósito do Programa Parcerias Municipais que é de oferecer a cada cidadão paulista uma vida digna e de qualidade. Afinal, é nas cidades que vivem os cidadãos e são seus gestores que podem nortear as ações mais eficazes para reduzirmos as desigualdades regionais. Não há por que termos municípios pobres e outros ricos no estado brasileiro que mais gera riqueza ao País e vamos continuar a lutar para mudar essa realidade.


Nosso compromisso com a redução das desigualdades regionais no estado de São Paulo está mais forte do que nunca e queremos contar com cada um dos municípios paulistas nessa empreitada.


Marco Vinholi

Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo