O Parcerias Municipais foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SDR) em agosto de 2019 com o objetivo de unir esforços com os municípios para reduzir as desigualdades regionais em quatro áreas prioritárias – educação, saúde, segurança e desenvolvimento socioeconômico

Imagem_Sobre o Parcerias Municipais-12.p

SOBRE O PARCERIAS MUNICIPAIS

A iniciativa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023. 

O objetivo do Programa Parcerias Municipais é apoiar e promover a cooperação entre municípios, organizações do terceiro setor e iniciativa privada para a mitigação dos principais problemas identificados. Para isso, a SDR disponibiliza uma equipe técnica que orienta e contribui para que as ações estabelecidas sejam efetivadas, fazendo com que as políticas públicas e os recursos financeiros e não financeiros cheguem de acordo com a necessidade de cada município e não de maneira massificada e indiscriminada.

São oito desafios estabelecidos pelo programa a serem enfrentados:

Figura site-15.png

O programa prevê apoio na identificação dos problemas, na gestão, expertise técnica, tecnologia e recursos financeiros, conforme o caso. A cada ano se completa um ciclo, podendo a cada ciclo integrar novos municípios.

 

Fase 1

Na primeira fase que encerra no final de 2020, 563 municípios aderiram ao programa e 432 elaboraram seus planos de ação para enfrentamento dos desafios identificados como prioritários, totalizando 8 mil planos.

Os 21 municípios que tiveram destaque em sua performance no âmbito do programa tiveram seu reconhecimento e dividem o prêmio de R$ 5 mi.

Ver mais sobre a premiação: https://bit.ly/3eF9T43

Fase 2

Iniciada em 2021, a segunda fase do Programa Parcerias Municipais traz um novo desafio - “Mitigar os impactos da pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda” - e conta com 577 municípios participantes. Neste ano a premiação é de R$ 10 mi e será realizada no mês de novembro de 2021 aos municípios vencedores.