1º Seminário virtual de gestão pública dá as boas-vindas aos prefeitos

Atualizado: 14 de jan. de 2021

O governador João Doria e o secretariado apresentaram os resultados do último ano e as perspectivas para 2021 levando em conta o agravamento da pandemia. A nova plataforma do Programa Parcerias Municipais e o Plano Estadual de Imunização foram destaques no evento.

Nesta quarta-feira, o governador João Doria deu as boas-vindas aos prefeitos que tomaram posse no dia 1º de janeiro, com a realização do 1º Seminário Virtual de Gestão Pública. O secretário Marco Vinholi foi o primeiro a se pronunciar e apresentou a plataforma construída exclusivamente para os prefeitos dentro do Programa Parcerias Municipais, seguido pelo secretário da saúde, Jean Gorinchteyn, que apresentou o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. O evento contou ainda com a presença dos secretários Henrique Meireles, da Fazenda e Planejamento, Mauro Ricardo, de Orçamento, Gestão e Projetos, Patrícia Ellen, de Desenvolvimento Econômico, Cel. Walter Nyakas, da Casa Militar, Célia Parnes, de Desenvolvimento Social e da primeira Dama Bia Doria, que falaram sobre as realizações e perspectivas de suas secretarias para 2021. Todas as apresentações podem ser acessadas nos links ao final dessa matéria.

A plataforma exclusiva para prefeitos

Com informações estratégicas sobre os municípios, a plataforma está disponibilizada no site do programa. O acesso à plataforma é exclusivo aos prefeitos que assumiram a gestão 2020 – 2024, e se apresenta como uma ferramenta importante de apoio aos gestores municipais, uma vez que traz um diagnóstico de cada município frente a indicadores comparados à média do estado, além de possibilidades para aproximação e convênios com o governo paulista, uma agenda de cursos de capacitação e a atuação de seu município no Programa Parcerias Municipais nos últimos dois anos.

A plataforma indica a existência ou não de planos de ação no Programa e em que estágio se encontram a fim de que o prefeito possa tomar ciência e dar continuidade aos planos para enfrentamento dos desafios que mais atingem seu município. “Nossa intenção é que, especialmente o prefeito que assume seu primeiro mandato tenha informações para facilitar a tomada de decisões na gestão de seu município e, sobretudo, tome conhecimento do Parcerias Municipais e das ações que vinham sendo tomadas no âmbito do programa para que não haja rupturas desnecessárias e avancemos na redução das desigualdades regionais”, explica o secretário Marco Vinholi.

Na plataforma, o prefeito tem acesso a informações sobre seu município distribuídas nas categorias: Indicadores municipais, que apontam os resultados do município nas áreas de educação, meio ambiente, saneamento, saúde e segurança, em relação à média do estado de São Paulo. Um importante cenário que mostra as áreas que o município precisa investir esforços para reduzir sua deficiência. Indicadores fiscais e administrativos, com Informações sobre os recursos disponíveis; a existência de planos municipais em áreas específicas; se conta ou não com plano diretor; qual seu IGD-M (índice que mede a qualidade da gestão do Cadastro único para Programas Sociais) e o balanço de suas receitas e despesas desde 2017.

Outra importante contribuição que a plataforma oferece é a concentração dos principais programas do governo de São Paulo desenvolvidos pelas diversas secretarias. De maneira rápida, o prefeito paulista tem condições de identificar os programas estaduais que podem beneficiar seu município. Além disso, disponibiliza a agenda de cursos de capacitação do Programa Municípios em Rede que vão auxiliar as novas gestões municipais nos primeiros meses de mandato.

ASSISTA NA ÍNTEGRA AO 1º. SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

ACESSE AS APRESENTAÇÕES

Governador João Doria:

Governador Apresentação-DECALOGO-BOM-A
Download • 31KB

Secretário Marco Vinholi - Secretaria de Desenvolvimento Regional:

Desenv Regional_seminário gestao publica
Download • 2.43MB

Secretário Henrique Meireles - Secretaria da Fazenda e Planejamento:

Fazenda_seminario gestao publica
.pdf
Download PDF • 541KB