Enap lança curso gratuito para formação de novos prefeitos

São 500 vagas para prefeitos e prefeitas eleitos em 2020 e as inscrições podem ser feitas até 3 de janeiro de 2021.

Com apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) lança o curso “Liderando para o Desenvolvimento - Novos Prefeitos”. Um curso gratuito de capacitação aos prefeitos eleitos em 2020 com objetivo de preparar lideranças municipais em áreas estratégicas como forma de contribuir para a promoção do desenvolvimento local e a melhoria das políticas e serviços públicos brasileiros. As inscrições vão até o dia 3 de janeiro.

“É uma excelente oportunidade para os prefeitos que estão chegando agora. Administrar um município é muito desafiador, para além das ações e intenções é preciso que a nova gestão esteja preparada para atender a todos os trâmites formais, exigidos na administração pública”, comenta Renan Bastianon, coordenador do Programa Parcerias Municipais.

O curso está estruturado em seis módulos, com quatro aulas online e dois encontros presenciais, que serão realizados na sede da Enap, em Brasília. Um total de 40 horas de capacitação distribuídas em um mês, em 10 turmas de 50 prefeitos. As primeiras turmas devem iniciar as aulas em janeiro de 2021.

Os módulos abordarão os seguintes temas: Políticas Públicas; Gestão Governamental; Probidade Administrativa e Mobilização de Recursos; Cidade para Pessoas; Desenvolvimento Urbano Sustentável e Aspectos de Liderança e Gestão Inovadora e Transformação Digital.

Além de aulas, estão previstos momentos de formação em rede entre os participantes e um roadshow, no qual o prefeito terá acesso a sessões paralelas nas quais poderá estreitar contatos com as instituições parceiras do programa, como atores do governo federal, entidades do terceiro setor, organizações do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.

Mais informações e Inscrições no site da Enap: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1106/