Municípios que executaram ações no 1º ciclo melhoraram seus índices em 2020

Atualizado: 28 de abr. de 2021

O resultado, divulgado durante live, nesta quinta-feira, 22/4, foi aferido a partir da comparação com os indicadores de 2019. O evento contou com a participação de Fernando Montoro, coordenador de capacitação da SDR.

A menos de 10 dias para encerrar o prazo de cadastro dos planos de ação na plataforma do Parcerias Municipais, o coordenador do Programa, Renan Bastianon, e a gerente de projetos da Fipe, Rosane Ribeiro, realizaram a quinta live para orientação dos representantes municipais sobre elaboração e cadastro dos planos de ação. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 22/4, às 10h. No período da tarde, eles ficaram à disposição dos participantes para um plantão de dúvidas. Até o momento 176 municípios já cadastraram planos de ação e 79 boas práticas foram inseridas na plataforma.

“Estamos muito satisfeitos com o número de municípios que já cadastraram seus planos de ação. Nossa meta é que 500 municípios tenham pelo menos um plano cadastrado até o dia 30 de abril”, comenta Bastianon e completa “além dos planos, poder contar com boas práticas é muito bacana, pois a troca de experiência é enriquecedora para todos”.

Rosane repassou os passos para cadastro dos planos de ação e apresentou o levantamento dos dados feito pela equipe da Fipe, que apontou que os municípios que cadastraram planos de ação em 2019 e avançaram em sua execução, tiveram melhora em seus índices em 2020. “Esse é o resultado do esforço dos municípios e do trabalho realizado pelas secretarias estaduais. Mostra que vale a pena fazer o plano de ação e executá-lo”. Rosane lembra ainda que o primeiro ciclo foi cumprido no prazo de um ano e, agora, para o segundo ciclo, os municípios terão quase dois anos para execução, o que pode contribuir para melhorar ainda mais os resultados.

Talk Show PPA

Ao final do evento, o coordenador de capacitação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Fernando Montoro, convidou os participantes para o Talk Show “PPA – Ideias sobre boas práticas na elaboração desta peça desafiadora”, que acontecerá no dia 28 de abril, às 10h, transmitido pela Plataforma Municípios em Rede (https://municipios-em-rede.sdr.sp.gov.br/). “Esse talk show vai falar sobre o Plano Plurianual que tem muita relação com os planos de ação, que são estratégicos e devem estar contidos num planejamento maior que é o Plano Plurianual, que em suma é o plano da gestão do prefeito. O evento é promovido em parceria com a Escola de Sociologia e Política e visa à capacitação e melhoria da gestão local”, explica Montoro.

Faça download da apresentação feita durante a live: