Buscar

Parcerias revela os vencedores do Prêmio Cases Inovadores 2022

Atualizado: 25 de mar.

Nove municípios receberam o troféu e o valor de R$ 500 mil em convênio com a SDR para ações para melhoria da qualidade de vida da população.



Nesta terça-feira, 22/3, em clima de festa, o Programa Parcerias Municipais revelou os nove vencedores do Concurso Boas Práticas Cases Inspiradores 2022. A premiação foi conduzida pelo coordenador do programa Renan Bastianon e pela gerente de projetos da Fipe Rosane Ribeiro. O secretário Marco Vinholi, o governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia fizeram a entrega do troféu e do cheque simbólico de R$ 500 mil a cada um dos municípios. O valor será concedido por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Regional. (Fotos e vídeo da premiação podem ser conferidos nos links no final desta matéria).


Para conhecer melhor as práticas vencedoras, acesse: http://tiny.cc/CasesInovadores_2022


“Essas são Prefeituras que desempenharam seu papel de maneira brilhantemente. Desde o início do programa o objetivo era que cada premiado pudesse servir de exemplo para outras prefeituras e isto está sendo conquistado, não apenas pela referência de um trabalho bem executado, mas também pelo desejo de outros gestores trilharem o mesmo caminho”, afirmou o Governador João Doria.


Foram 191 práticas cadastradas no concurso. Foi selecionada uma prática vencedora para cada um dos oito desafios do programa e uma na categoria Multidesafio. Os vencedores foram escolhidos com base nos resultados, replicabilidade e no caráter inovador.


“Hoje estão aqui os municípios que mais se destacaram no estado de São Paulo com projetos inovadores nessa parceria entre estado e municípios. Mais do que premiar o objetivo é divulgar essas boas iniciativas para que outros gestores possam replicar em seus municípios, melhorando assim a qualidade de vida da população de cada uma das nossas cidades”, frisou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.


Confira os municípios, iniciativas e resultados premiados no Concurso Boas Práticas “Cases Inovadores”

Desafio 1 - Ampliação do acesso à creche

Itu“Cartão Cidadão”.

Desafio 2 - Universalizar o acesso à pré-escola

Limeira“Nenhum estudante para trás: a experiência de busca ativa escolar do município”.

Desafio 3 - Alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I

Ferraz de Vasconcelos“Projeto Aprendizagem em Ação

Desafio 4 - Redução da Mortalidade Infantil e Materna

Jacareí“Projeto Alta Responsável”.

Desafio 5 - Reduzir os óbitos prematuros por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs)

Tarumã“Tarumã do Futuro com Gente Feliz”.

Desafio 6 - Fortalecimento das redes de combate à violência sexual

Guarulhos“Projeto Guarulhos Cidade Que Protege”.

Desafio 7 - Promoção a ambientes menos suscetíveis a roubos

Elias Fausto “Aplicações em Tecnologia e Frota”.

Desafio 8 - Mitigar os impactos da pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda

Bebedouro“A efetividade da Política de Assistência Social no enfrentamento das mazelas e dos impactos da COVID-19”.

Multidesafios

Itanhaém“Gestão Colaborativa para Melhoria do Serviço Público”.


“Uma mensagem muito especial pelos municípios que aderiram ao Parcerias Municipais, eles são os grandes autores dessa obra que nós documentamos. As ações e o sucesso do programa têm relação profunda com o engajamento das Prefeituras, sem a adesão delas não haveria razão dele existir. Tudo que nós fazemos é com muito carinho, pensando em vocês e em toda a população”, comemorou o coordenador do Parcerias Municipais, Renan Bastianon.


Livro “Desenvolvimento Regional, Inovação e Municipalismo”


Durante o evento, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, lançou também o livro “Desenvolvimento Regional, Inovação e Municipalismo”. O volume aborda os três anos de intenso trabalho e ações pioneiras em prol da elevação da qualidade de vida da população de todas as regiões e cidades de SP.


O volume retrata o esforço do governo estadual em favor da redução das desigualdades sociais e a nova sistemática de divisão regional do território paulista. Também são apresentados e explicados todos os programas da Pasta: Canal Direto – SP+Perto, Casa da Juventude, Casa da Mulher, Casa SP Afro Brasil, Centro de Equidade Racial, Cidades Inteligentes, Desenvolve Municípios, Municípios em Rede, Nossa Rua, Parcerias Municipais, Pontal 2030, Projeto de Desenvolvimento Regional, SP+Consórcios, Sudoeste+10, Qualivida, Vale do Futuro e Viva o Vale.


“O livro é um registro histórico da gestão estadual como um período que fez diferença na vida das pessoas. O material jornalístico e interativo dispõe de QR codes que direcionam ao portal da Secretaria, valoriza o funcionalismo público e mantem a premissa da comunicação na gestão pública, com transparência e publicidade. Dar transparência não é apenas disponibilizar dados e informações, mas trazer a linguagem clara e acessível à população”, explicou o Coordenador de Comunicação da SDR, Thiago Oliveira.


Para acessar o livro “Desenvolvimento Regional, Inovação e Municipalismo”, clique aqui.


Para acessar as fotos do evento de premiação, clique: https://www.flickr.com/photos/governosp/with/51955872370/


Assista ao vídeo da cerimônia neste link: https://vimeo.com/691159310