Programa Parcerias Municipais ganha prêmio Excelência em Competitividade do CLP

O vice-governador Rodrigo Garcia participou da cerimônia e recebeu o troféu na categoria Boa Prática. O Parcerias concorreu com 280 práticas de todo Brasil.

O Programa Parcerias Municipais foi vencedor do prêmio Excelência em Competitividade na categoria Boa Prática, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. O vice-governador Rodrigo Garcia participou da cerimônia, que teve presença limitada aos finalistas, e recebeu o troféu durante o evento que anunciou o Ranking de Competitividade dos Estados 2021, em São Paulo.

O Parcerias Municipais concorreu entre 280 políticas públicas inscritas e colocou o estado de São Paulo entre os três vencedores ao lado do Maranhão e da Paraíba. Liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Paulo (SDR), com apoio técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), foi desenvolvido para unir esforços do Estado com os municípios e melhorar a qualidade de vida dos paulistas e reduzir desigualdades regionais nas áreas mais sensíveis à população: educação, segurança, saúde e desenvolvimento socioeconômico.

Ao receber o troféu, Rodrigo Garcia iniciou sua fala agradecendo a toda equipe e destacou os benefícios do programa para o estado. “Primeiro muito obrigado, em nome do governo João Doria, em nome de São Paulo, meu muito obrigado a toda equipe que trabalhou muito para que pudéssemos concretizar esse sonho que era de cada vez mais fortalecer o municipalismo em São Paulo. A ideia avançou quando criamos uma estrutura só para lidar com isso que foi a Secretaria de Desenvolvimento Regional e colocamos um jovem à frente, o Marco Vinholi, e eu quero render a ele e toda sua equipe as nossas homenagens. Nós tínhamos essa ideia de procurar juntos com os prefeitos, autoridades municipais, criar indicadores que pudessem de alguma forma proporcionar política públicas inovadoras e uma saudável competição e foi isso que o Parcerias Municipais proporcionou” e prosseguiu “Temos dois anos do programa em andamento e a criação clara de indicadores na área social, econômica, segurança pública, tudo isso ajudou com que muitos municípios avançassem na sua política pública com apoio direto do estado, com a orientação direta do estado e com recursos também direto do estado, fazendo com que eles pudessem se articular regionalmente para alcançar seus objetivos”, concluiu.

O secretário Marco Vinholi acompanhou a cerimônia pelo Youtube, no Palácio do Governo, ao lado da equipe técnica e comemorou o resultado. “Criamos o Parcerias Municipais com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais no estado. Trata-se de um trabalho duro e diário com os municípios paulistas. Estou feliz de ver esse esforço sendo reconhecido e orgulhoso do trabalho que tem sido desenvolvido pela equipe do Programa e das Prefeituras Municipais”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“O Parcerias Municipais é, de fato inovador, inovador foi estruturado para viabilizar a gestão municipalista proposta pelo governador João Doria. Nosso ponto de partida foi oferecer meios para que prefeitos, em conjunto com o estado, pudessem tomar decisões com base em índices e informações estratégicas, além de orientar para garantir que as ações fossem efetivadas. Este conjunto traduz o sucesso do programa”, explica Andrea Calabi, coordenador do programa pela Fipe.

Para o coordenador do Programa, Renan Bastianon, fazer parte da construção desse novo modelo de gestão é motivo de orgulho. “Já se passaram dois anos e me lembro lá no início quando fizemos contato com cada prefeitura para apresentar o Parcerias. Tudo era muito novo e agora posso falar com certeza de que o estado de São Paulo e os municípios paulistas formam um grande time com um só objetivo que é o de oferecer melhor qualidade de vida ao cidadão.”

O prêmio Excelência em Competitividade tem o objetivo de reconhecer os estados que possuem políticas públicas que promovem práticas eficazes na entrega de serviços para a população e na gestão de recursos financeiros e humanos. Para a seleção dos finalistas, o prêmio levou em consideração a inovação, a avaliação e competitividade, a replicabilidade, a sustentabilidade e a equidade.

Assista à cerimônia de entrega do Prêmio Excelência em Competitividade pelo Youtube:http://tiny.cc/xgrjuz

A equipe do Parcerias assistiu à premiação pelo Youtube, no Palácio: Vinícius Palhares, da SDR, Thiago Gallian e Rosane Ribeiro, da Fipe, Secretário Marco Vinholi, Renan Bastianon, coord. do Parcerias Municipais e Fernando Montoro, assessor técnico da SDR.