Abertas as inscrições para a 2ª turma do curso EAD para prevenção e controle de DCNTs

Fruto da parceria da SDR com a ACT Promoção da Saúde, o curso é gratuito e tem início no dia 6/8. Para esta turma estão disponíveis 250 vagas.

No dia 19/7 inicia o período de inscrições para a segunda turma do curso de capacitação EAD Advocacy e políticas públicas para o enfrentamento das DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis) oferecido pela ACT Promoção da Saúde. Fruto de um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, o projeto é financiado pelo programa Civil Society Solidarity Fund for NCDs and COVID-19 desenvolvido pela NCD Alliance. Com carga horária de 30 horas, o curso é dirigido a gestores e representantes da sociedade civil, responsáveis pela implementação de políticas públicas no território municipal e tem início no dia 6/8.

O acordo prevê mil vagas gratuitas e tem o objetivo de apoiar os municípios compartilhando as melhores ferramentas e práticas de Advocacy para construção de ações estratégicas, de alto impacto, para o enfrentamento e prevenção das DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis) no curto, médio e longo prazo. Cada município poderá indicar até quatro representantes para participar e com a realização da segunda turma serão 500 profissionais capacitados por meio do acordo.

As DCNTs são responsáveis por 72% das mortes no Brasil segundo a OMS e com a pandemia, esta situação pode ainda se agravar já que muitas pessoas se afastaram dos tratamentos médicos e adotaram estilos de vida que contribuem para o aparecimento dessas doenças como sedentarismo, má alimentação, aumento do consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, estresse, entre outros.

São DCNTs: diabetes, hipertensão arterial, cânceres e doenças crônicas respiratórias.

Mais informações e inscrições: https://www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/act